O porto de Durban funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano. O canal de entrada tem uma profundidade de 12,8 m de Datum Gráfico. A largura do canal foi ampliado para 222m em seu ponto mais estreito. O canal de entrada é agora profundamente 19m na entrada exterior pouco profunda ao projecto 16.5m no canal interno. Antes da ampliação e aprofundamento dos navios canal de entrada durante o dia foram supostamente restrito a 243.8m comprimento com uma largura máxima de 35m e um projecto de 11,9 milhões, ou 12,2 m de acordo com a maré e desembaraço porto mestre. Embarcações maiores têm sido comuns e navios de até 300m de comprimento e 37m de feixe são chamadas regulares em Durban. Restrições noite foram para um comprimento de 200m navio e um feixe de projecto, 26m máximo de 11.6m. O capitão do porto tem de ser consultado para a permissão relativas a navios de maiores dimensões. As limitações acima ter sido redesenhado desde o porto de ampliação e exercício aprofundamento foi concluída em 31 de Março de 2010 - por favor verifique com o escritório Porto de Mestrado para mais limitações. Os maiores navios entraram Durban porto estavam na região de 230.000 dwt, mas embarcações ainda maiores são servidos no ancoradouro exterior. Em duas ocasiões nos últimos anos o maior navio a flutuar, a 564,650 dwt-ULCC petroleiro Jahre Viking (agora um FPSO no Golfo Pérsico), que tem um comprimento de 458m e um raio de 69m passou por reparos e uma pesquisa enquanto ancorado no Anchorage exterior fora Durban. pilotagem é obrigatória para todos os navios de um ponto três n.miles nordeste da entrada do porto, com um helicóptero realizando a maioria das transferências piloto, apoiados por serviço de barco-piloto quando o helicóptero não está disponível. Navegação está sujeita a VTS (vasos sistema de serviço de rastreamento) controlados a partir da Torre do Milênio no Bluff, incluindo todos os movimentos de transporte dentro dos limites do porto. Rebocador assistência é necessária. Calado dentro do porto varia de acordo com a localização.