MS - Estações Ferroviárias do Estado do Mato Grosso do Sul
Neste Estado, existe apenas a E. F. Noroeste do Brasil, hoje com concessão da Brasil Ferrovias/Novoeste, com a linha sendo continuação da que vem de Bauru, SP, atravessando o oeste do Estado de São Paulo e cruzando o rio Paraná inicialmente por balsa, posteriormente por ponte ferroviária. A estrada termina em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, de onde parte a ferrovia que segue para Santa Cruz de La Sierra, neste País. Nesta relação estão tanto as estações do lado sul-matogrossense quanto do paulista.
Linha-Tronco - E. F. Noroeste do Brasil
(Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul) Ramal de Ponta Porã (Estado de Mato Grosso do Sul) HISTÓRICO DAS LINHAS: LINHA-TRONCO: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996. RAMAL DE PONTA PORÃ: A linha da Noroeste que ligava Campo Grande à fronteira paraguaia - o ramal de Ponta Porã - saía da estação de Indubrasil, na linha-tronco e chegava a Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Demorou 9 anos para que o ramal ficasse pronto, chegando primeiro a Maracaju em 1944, a Dourado em 1949 e somente em 1953 à estação terminal. Sempre com pouco movimento, os trens de passageiros foram um dos últimos a serem extintos pela RFFSA, em junho de 1996, logo depois que a linha passou para a concessão da Novoeste. A partir daí, a linha foi abandonada, nem cargueiros a utilizam mais.