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A dragagem do Porto de Santos deve ser retomada antes mesmo do fim da licitação realizada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para a contratação do serviço.   A estimativa é de que a obra seja feita por ordem do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), tendo início nesta quinta-feira (19) nos berços de atracação e, no próximo dia 2, no canal de navegação. Os serviços seriam executados pela Van Oord Operações Marítimas.   Procurado, o Dnit, subordinado ao Ministério da Infraestrutura (assim como a Codesp), informou que analisa a questão.   Conforme apurado pela Reportagem, duas dragas devem ser utilizadas para reduzir os pontos de assoreamento do canal de navegação e dos berços do Porto. A Yogi já está no cais santista e será utilizada nos pontos de atracação.   A estimativa é que os principais locais de assoreamento em berços sejam corrigidos em 15…
O Sepetiba Tecon acaba de ampliar seu portfólio de rotas com a conquista de mais um serviço: o Brazil Express. Conhecido como Brazex, o serviço pertence ao armador CMA CGM e conecta o Golfo do México, Caribe, América Central e Norte da América do Sul ao terminal, com escalas quinzenais de exportação, sempre às sextas-feiras.   O Brazex faz escalas nos portos de New Orleans, Houston, Freeport, Veracruz, Kingston, Cartagena e Manzanillo e a previsão é que, no Sepetiba Tecon, a primeira escala aconteça no início do mês de janeiro. Para Augusto Wagner Padilha Martins, diretor geral do Sepetiba Tecon, a chegada do Brazex ao terminal certifica, mais uma vez, o Sepetiba Tecon como uma das principais portas marítimas do comércio exterior brasileiro. “Além de um porto de águas profundas, somos referência em produtividade, com índices de excelência em nossa operação e a chegada desse novo serviço ao terminal, reafirma…
Terça, 17 Dezembro 2019 12:42

Boas Festas

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Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero 2020. 
A Superintendência do Porto de Itajaí promove, em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí Univali), a segunda edição do seminário “Relação Porto Cidade”. O evento acontece nesta terça-feira (17) na sede administrativa da superintendência.   Segundo Médelin Pitrez dos Santos, gerente de Meio Ambiente da Superintendência do Porto de Itajaí, o objetivo do seminário é apresentar as ações e projetos desenvolvidos pelo porto a toda a comunidade que é impactada pela atividade portuária. “Esse evento é parte integrante do nosso Programa de Comunicação Social. Usamos essa ferramenta para divulgar tudo que estamos fazendo e os nossos projetos futuros. Nessa segunda edição vamos apresentar as ações realizadas 2019 e os projetos para 2020, especialmente as obras da Bacia de Evolução, que teve sua primeira etapa concluída e está em fase de testes”.   As palestras serão ministradas por representantes da superintendência, representantes da prefeitura e por professores e técnicos…
O ano de 2019 ficará marcado na história do Porto de Imbituba como o melhor ano operacional de sua história. Em novembro deste ano, o porto do sul de Santa Catarina ultrapassou os 5,2 milhões de toneladas movimentadas em 2018, recorde anual anterior. O incremento na movimentação de grãos, a atração de novas cargas e o bom desempenho da cabotagem de contêineres são alguns dos fatores que contribuíram para esse resultado. A expectativa da SCPar Porto de Imbituba, autoridade portuária, é que o porto feche dezembro com cerca de 5,7 milhões de toneladas no ano, registrando um crescimento de aproximadamente 9% em relação a 2018.   As importações lideraram as movimentações no porto, com 47,4% do total movimentado. A exportação representou 37,8% e a cabotagem 14,8% de todas as cargas que passaram pelo Porto de Imbituba de janeiro a novembro de 2019. Em março, o porto público alcançou seu maior…
A redução do limite máximo de calados operacionais – na prática, a profundidade máxima que uma embarcação pode atingir e continuar operando com segurança – em berços da Alemoa e da Ilha Barnabé, no Porto de Santos, têm prejudicado a movimentação de granéis líquidos minerais no complexo marítimo. Além disso, há a interdição de píeres, o que aumenta ainda mais a fila de navios na Barra. Ao menos 14 cargueiros cancelaram escala no cais santista e seguiram para outros portos.   A falta de uma dragagem de manutenção constante no Porto, combinada com o assoreamento do canal, forçou a redução do calado operacional em três berços destinados às operações de líquidos minerais. O contrato para a realização do serviço de retirada de sedimentos na via de navegação terminou em abril. Mas, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), não havia risco de restrições à vinda de navios.…
A SCPar Porto de Imbituba lançou na última sexta-feira (6) o edital de licitação nº 043/2019, que visa contratar empresa para elaborar o projeto básico e a Minuta do Termo de Referência para as obras de recuperação e reforço estrutural do cais 3 do Porto de Imbituba. A sessão pública de licitação está marcada para 10 de janeiro de 2020.   O prazo para entrega do projeto básico é de quatro meses, contados a partir da data de expedição da ordem de serviço pela Autoridade Portuária. A empresa vencedora deverá caracterizar a obra a ser executada, possibilitando a estimativa do seu custo e a definição da metodologia de execução, especificações técnicas e prazos.   Com 245 metros de comprimento, o cais 3 foi construído há aproximadamente 40 anos. A previsão é de que a obra de recuperação e reforço deste berço seja entregue em 2023.   “Esta obra é a…
Mudança de CD implica em investimento de mais de R$ 10 milhões da empresa, com uma grande área de armazenagem em temperatura controlada de acordo com as necessidades exigidas no registro do produto farmacêutico.   Menos de 2 km separam o CD atual do novo Centro de Distribuição da Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos de saúde, beleza e bem-estar no Brasil, no Condomínio CBSK, em Itapevi, na Grande São Paulo. Com uma estrutura de última geração na construção de armazéns e adequada às operações logísticas, com soluções sustentáveis para gerar economias de energia e consumo de água e a primeira do setor de condomínio industrial e logístico no Brasil a usar a tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), a área de 15,5 mil metros quadrados do novo empreendimento, inaugurado de forma oficial no dia 4 de dezembro, possibilita ampliar a capacidade de armazenagem e movimentação em 50%. As…
Estudo, desenvolvido pela Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade – SDS, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – Antaq apontou que, em aproximadamente 71% das operações de transporte marítimo realizadas em 2019, os valores divulgados por grandes transportadores marítimos – CMA-CGM, Hapag-Lloyd e Hamburg Süd -, para os principais portos brasileiros na movimentação de contêineres, estão em linha com os valores declarados no Sistema Mercante, cujo acesso é feito pela Antaq por intermédio do Sistema Porto sem Papel (PSP).   Esse percentual varia de acordo com o transportador marítimo e o tipo de contêiner, tendo atingido 83% para contêineres high cube de 40 pés a 17,8% para contêineres refrigerados de 40 pés.   De forma geral, para os valores considerados como diferentes dos valores de referência divulgados, aproximadamente metade foram declarados acima e metade abaixo desses patamares. Nos casos de valores abaixo do divulgado, o desconto mediano foi de 17,5%,…
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