Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Russian Spanish
O setor portuário brasileiro (portos públicos + terminais de uso privado) movimentou 1,086 bilhão de toneladas no ano passado. Esse valor corresponde a um crescimento de 8,3% em relação a 2016, quando foram movimentadas 1,002 bilhão de toneladas. Os dados são da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq. Em relação ao tipo de carga, destaque para o granel sólido. Em 2017, foram 695,4 milhões de toneladas movimentadas em 2017, um incremento de 10,3%. O milho e a soja se evidenciaram, com crescimento de 71,8% e de 31,5%, respectivamente, sobre 2016. Quanto ao granel líquido, foram 230,2 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, o que correspondeu a um crescimento de 3,8%. Destaques para a importação de derivados de petróleo (+32%) e para a exportação de petróleo bruto (+19%). A movimentação da carga geral solta também aumentou: 54,2 milhões de toneladas, um incremento de 7,6% em relação a…
Com cerca de 85 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados durante todo o ano passado, a MRS comemora a marca de 1 milhão de toneladas de cargas transportadas em caixas metálicas, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Para lidar com esse aumento da demanda, a concessionária ferroviária aposta na diversificação de sua frota com soluções logísticas e novos investimentos. “O crescimento no transporte de contêineres no Porto de Santos é de 2% ao ano desde 2014. Só a MRS tem um ritmo de crescimento de 18% ao ano em contêiner. Se a gente pegar 2013 e comparar com o fechamento do ano passado, a gente mais que duplicou o volume de contêiner pensando só Santos. O crescimento é de 220%”, destacou o gerente geral de Negócios de Carga Geral da concessionária, Guilherme Alvisi. Diante do aumento da demanda, surgiu a dificuldade de…
Melhorias foram aplicadas em três pontos e trouxe a redução de 2% de todo o custo operacional do Pátio de Madeira da unidade A Fibria, empresa produtora de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, investe constantemente na melhoria dos processos de produção de celulose. Com base nisso, o pátio de madeiras da unidade da Fibria, em Jacareí, recebeu um pacote de melhorias que reduziu em 2% todo o custo operacional da área e também conquistou resultados positivos em segurança e estocagem. O mapeamento dos pontos a serem melhorados foi realizado durante um encontro anual de executivos e profissionais de Logística da Fibria. "Identificamos a possibilidade de aprimorar três pontos que resultariam em ganhos significativos a médio prazo. Esses pontos contemplaram a substituição das gruas do pátio, a altitude das pilhas de madeiras e a limpeza dos caminhões. Após um ano, colhemos bons frutos dessa estratégia", diz o especialista…
A TLBR Logística, Administração e Participação, quinta empresa autorizada a explorar os pátios de triagem e estacionamentos para caminhões nas imediações do Porto de Suape, assinou, na manhã desta terça-feira (6), o contrato de adesão para implantação do empreendimento em Pernambuco. A empresa deverá investir R$ 20 milhões no projeto em Suape, até agora o maior valor previsto entre as empresas habilitadas. A assinatura aconteceu na sede administrativa de Suape, com a participação do vice-presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Marcelo Bruto. Em janeiro, as empresas Sulog (R$ 10,6 mihões), Enertec (R$ 12,2 milhões), Cone Log (R$ 9,8 milhões) e a Êxito Importadora e Exportadora (R$ 15 milhões) firmaram seus contratos de adesão. Com a entrada da TLBR (R$ 20 milhões) no projeto, os investimentos para a implantação dos pátios somam R$ 67,6 milhões. Durante a assinatura, o diretor de Desenvolvimento e Comercial da TLBR Logística, Miguel Giacummo, sinalizou…
Após a homologação do novo canal de acesso, pós-dragagem, no ano passado, o Porto do Rio de Janeiro comemora a chegada de mais um navio de grande porte, com mais de 300 metros de comprimento. O conteineiro Santos Express, com 333m de LOA, 48,24m de boca e calado de 13,40m atracou em 3 de fevereiro, no terminal da Libra, no cais do Caju. Essa operação faz parte da segunda fase do Ramp Up, processo de transição de um porto para receber navios de maior porte de forma progressiva, com manobras experimentais em duas etapas principais. No Ramp Up 1, o Porto recebe navios de até 300 metros de comprimento e calados de até 14,10m e, no Ramp Up 2 (etapa atual), são recebidos navios com até 340 metros e calados de até 14,30m, do porte daqueles que atracam em grandes terminais europeus. O Santos Express é um navio da armadora…
Os transportes longitudinal estadual e interestadual e de travessia conduziram, em 2017, cerca de 9,8 milhões de passageiros e 3,4 milhões de toneladas de cargas. As estimativas são do relatório executivo referente ao estudo Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros e Cargas na Região Amazônica, divulgado em 1º de fevereiro, em Manaus. A área de abrangência do levantamento compreendeu as principais unidades da Federação geradoras de fluxo fluvial na Região Hidrográfica Amazônica: Pará, Amapá, Amazonas e Rondônia. Antaq , Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) promoveram a divulgação da pesquisa. Com a pesquisa, a Antaq trouxe a público os resultados da segunda edição do estudo, realizado novamente em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O trabalho teve como objetivo caracterizar a demanda…
O Grupo TGA, empresa que fornece soluções para a consolidação de cargas terrestres e marítimas no Brasil e na América Latina, lança o Consolido.com.br, serviço de transporte rodoviário internacional de carga fracionada (Less Than Truck Load) para embarcadores que precisam transportar carga seca para os países do Mercosul, em tempo hábil para a distribuição de seus produtos na região. Trata-se de uma evolução de um serviço de carga fracionada já disponibilizado pela TGA. Agora, porém, a empresa assumiu a gestão de movimentar mais cargas de menos clientes em cada carreta. No Consolido.com.br é possível transportar, com saídas diárias, os itens de até três clientes por carreta, cada um deles ocupando até 1/3 do implemento. Segundo a empresa, a meta com o novo serviço é solucionar as dificuldades que os embarcadores de carga de lotação vêm enfrentando atualmente no modal rodoviário, com a falta de equipamentos para o transporte de seus…
Para aumentar a segurança e a confiabilidade brasileira nos processos de exportação e importação, a Receita Federal conta com uma certificação chamada de Operador Econômico Autorizado (OEA), concedida às empresas que buscam e aplicam melhorias para minimizar os riscos existentes nas operações de Comércio Exterior. A DC Logistics Brasil, entra para este criterioso grupo, sendo certificada na modalidade OEA Segurança. “Nosso comprometimento e confiabilidade foram novamente reconhecidos. No Brasil são poucos os agentes de carga que possuem essa certificação. Isso confere à nossa empresa o status de organização segura, confiável e eficiente nas operações”, frisa o Presidente da DC Logistics Brasil, Ivo Mafra. As empresas certificadas cumprem voluntariamente os critérios de segurança aplicados à cadeia logística ou das obrigações tributárias e aduaneiras, de acordo com a modalidade de certificação e demonstram atendimento aos níveis de conformidade e confiabilidade exigidos pelo Programa. A organização com certificação de OEA é considerada de…
Em pesquisa feita pela consultoria especializada OAG, Aeroporto Internacional Tom Jobim melhorou eficiência em relação ao ano anterior e teve cerca de 85,8% das partidas ocorrendo dentro do horário marcado. O RIOgaleão foi o aeroporto mais pontual em partidas da América Latina em 2017, entre aqueles terminais que recebem entre 10 e 20 milhões de passageiros por ano (além disso, também conquistou a quarta posição mundial). Segundo estudo divulgado pela OAG, empresa especializada em análise de dados aeronáuticos, 85,8% de todas as partidas no Aeroporto Internacional Tom Jobim ocorreram na hora marcada. Esse percentual é melhor que o registrado em 2016, quando 82,2% das decolagens ocorriam dentro do prazo no principal terminal do Rio de Janeiro. A pontualidade das partidas realizadas, no RIOgaleão, em 2017 ante 2016 representou um crescimento de 3,6%. Em média, saem do Aeroporto Internacional Tom Jobim cerca de 170 voos por dia. Praticamente uma partida a…
Pagina 8 de 213