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O mês de janeiro terminou e o Porto de Cabedelo registrou uma movimentação quase 10% maior quando comparada com o mesmo período em 2019.   Neste ano, o balanço operacional já registra 78.450 toneladas – o número é 9,46% maior do que o movimentado no primeiro mês de 2019.   No entanto, de acordo com o setor de operações, a diferença deve aumentar, pois dois navios ainda devem ser contabilizados. O graneleiro Marcos Dias está atracado no berço 105 para a descarga de 14 mil toneladas de trigo, e além dele há a previsão de mais 12 mil toneladas de trigo até esta sexta-feira (31), com mais uma embarcação.   No total, se confirmado o último navio, a movimentação deve ultrapassar a marca das 104 mil toneladas, um resultado 45,7% maior do que janeiro de 2019.   “Isso mostra que nossa perspectiva para 2020 está no rumo certo. O ano…
O Porto do Itaqui, no Maranhão, que já é o maior do Arco Norte em exportação de soja, deve ampliar a sua operação com a oleaginosa e também com milho e farelo na safra 2019/20. O Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) terá uma nova fase inaugurada entre maio e junho, o que deve fazer com que a capacidade de movimentação de grãos (soja, milho e farelo) no porto cresça para 17 milhões de toneladas - em 2019, foram 10 milhões de toneladas exportadas. Segundo o diretor de operação e planejamento do Porto do Itaqui, Jailson Luz, apesar de a capacidade do porto aumentar já na metade do ano, a movimentação efetiva de grãos por Itaqui deve se aproximar dos 17 milhões de toneladas gradualmente, ao longo dos próximos três a quatro anos. O crescimento virá tanto do incremento na produção no Centro-Norte do País quanto da atração de cargas…
O complexo portuário de Itajaí terá o canal de acesso fechado ao trânsito a partir das 10h desta quinta-feira (30) para a terceira Manobra Especial na bacia de evolução. A operação será realizada com o navio “MSC Azov” de 299,9 metros de comprimento por 48,2 metros de boca, na nova bacia de evolução.   A manobra tem previsão de encerramento ao meio-dia. O horário compreendido para esta ação ficou programado em três horas (período de Preamar – maré alta). Em caso de mal tempo, toda a manobra será imediatamente cancelada.   Para dar toda a segurança de navegabilidade durante o teste, o canal de acesso ficará interditado e por um período as atividades de rotina no ferry boat, marina Itajaí e frota pesqueira serão interrompidas.   O navio “MSC Azov” (Malta), pertence ao Armador MSC. Vindo do Porto de Paranaguá (PR), sua atracação ocorre no berço 02 da Portonave. Na…
Uma checagem operacional nas profundidades do canal de acesso à Santana confirma o que os práticos antigos afirmavam mais de 40 anos atrás: que era possível dar a volta com navios pela parte de trás da ilha, evitando-se o giro em frente à cidade. O alto investimento na checagem operacional foi uma iniciativa da Praticagem do Amapá, e concluiu que é possível a entrada de navios da classe Panamax na região.   Em um trecho crítico, a última sondagem foi feita na década de 80. Em 2011 a praticagem bancou o estudo de acordo com os padrões da Associação Náutica Internacional, que dita as normas de avaliação em canais de acesso, e determinou que o maior navio que poderia passar pelo município de Santana seria de 203 metros, ou seja, do porte de embarcação da classe Handysize; estes navios carregam cerca 75 toneladas por cada centímetro de imersão do navio…
O Porto de Suape bateu novo recorde histórico em seus 41 anos de funcionamento: em 2019, foram 23,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas, volume 2% superior ao do ano passado, quando foram movimentadas 23,4 milhões de toneladas. O recorde anterior havia sido batido em 2017, com 23,6 milhões de toneladas. Além de um sinal de reação econômica, o resultado está diretamente associado à diversificação de cargas movimentadas no porto e foi anunciado na manhã desta quinta (23), em coletiva à imprensa, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.   É o que comprovam os números da carga conteinerizada, que também bateu recorde histórico. Houve um crescimento de 5,7%, passando de 5 milhões de toneladas em 2018 para 5,3 milhões, no ano passado, totalizando 291.166 toneladas a mais. Em TEUs (do inglês Twenty-foot Equivalent Unit - unidade equivalente a 20 pés), esse crescimento foi de 4,7 % (de 454.721 mil TEUs para…
O Porto de Santos registrou recorde de movimentação em 2019, tanto no total geral quanto na carga conteinerizada. O movimento geral alcançou 134.010.492 toneladas e a carga conteinerizada 4.165.248 TEU (medida padrão para contêineres de 20 pés), ambos superando as maiores marcas, verificadas em 2018, em 0,64% e 1,04%, respectivamente. Os dados foram compilados pela Gerência de Tarifas e Estatísticas da Santos Port Authority (SPA).   O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, lembra que em 2019 o recorde mensal foi batido duas vezes: “Foram 12,74 milhões em julho e 12,78 milhões em outubro”. O diretor destaca ainda as ações promovidas: “Incrementamos a fiscalização e liberamos berços públicos para novas operações com vistas a aumentar a produtividade e maximizar o seu uso”, explica. Estas iniciativas refletiram na redução das filas de navios no Porto de Santos: “A média diária de embarcações na barra à espera para entrar saiu de…
A VLI e a LD Celulose assinaram um memorando de entendimentos visando o transporte de celulose solúvel a partir de fábrica que será instalada nos municípios de Araguari e Indianópolis (MG).   Atualmente, a LD Celulose constrói no Triângulo Mineiro aquela que será uma das maiores linhas industriais de celulose solúvel do mundo. O termo assinado entre as partes prevê a movimentação do produto, pela ferrovia. Cada composição será formada por três locomotivas e 68 vagões (1.300 metros de extensão) epoderá transportar cerca de 4,5 mil toneladas da unidade até o Porto de Barra do Riacho (ES), o equivalente ao volume movimentado por cerca de 100 caminhões.   A localização é um elemento estratégico do negócio, que contará com conexões ferroviária – por meio da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária controlada pela VLI – e rodoviária com portos do Espírito Santo e São Paulo.   A expectativa das empresas é…
Durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) responsável pelos estudos para melhoria do acesso aquaviário do Porto do Rio de Janeiro, realizada na quarta-feira (15) na sede da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), a empresa Argonáutica apresentou relatório sobre as corridas de avaliação realizadas para futura implementação do calado dinâmico.   Para os testes necessários de viabilidade e medições nas manobras, foram realizadas 20 corridas em navios porta-contêineres de diferentes portes, com percursos de entrada e saída dos Portos do Rio de Janeiro e de Santos, em condições distintas. As análises apontam uma estimativa de ganho médio de, no mínimo, meio metro sobre o calado máximo de 14,6 metros.   O uso dessa tecnologia traz agilidade no uso do canal de navegação na Baía de Guanabara, mais segurança de navegação, além de benefícios econômicos, pois permite otimizar a capacidade de carregamento nos navios, reduzir a sobrestada das embarcações…
Ao analisar a tributação incidente nas importações é notório que a legislação que dispõe sobre o tema é deveras esparsa. Isso faz com que seja demandada expressiva atenção do mercado para afastar ilegalidades e inconstitucionalidades, fazendo com que essas não surpreendam os mais variados setores, que dependem da nacionalização de bens para exercício das suas atividades.   Um dos tributos que onera as importações é a Taxa Pela Utilização do Siscomex, que foi instituída pela Lei nº 9.716/98 e passou a ser aplicada a partir de primeiro de janeiro de 1999. O tributo é devido no momento do registro da Declaração de Importação e o produto da arrecadação deve ser utilizado para custear a operação e os investimentos do sistema em comento.   O Sistema Integrado de Comércio Exterior – Siscomex é um sistema eletrônico que integra as atividades de registro, de acompanhamento e de controle das operações de comércio…
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