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A falta de berços para a atracação de navios que transportam cargas como fertilizantes, sal, ureia e carbonato de sódio tem gerado prejuízos da ordem de US$ 36,7 milhões, nos últimos meses, a armadores que utilizam o Porto de Santos. O montante equivale a R$ 142,9 milhões. Há embarcações que chegaram ao cais santista em agosto e, desde então, aguardam por uma oportunidade de realizar a descarga das mercadorias. Outros cargueiros sequer planejam a atracação no complexo e escalam em outros portos em busca de maior agilidade. O alerta partiu do diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque. Segundo ele, uma decisão judicial impediu que a área do Cais do Saboó, que estava sendo utilizada para o atendimento a estas embarcações, continuasse a receber navios. Com isso, a região ficou ociosa e a fila de navios não para de crescer. De…
A Maersk Line prevê crescimentos nas importações e exportações de contêineres no Brasil de 3,5%, em 2018, e de 5%, em 2019. A empresa trabalha com previsões de o PIB crescer 1% no PIB brasileiro este ano e 3% no próximo exercício, segundo relatório de comércio exterior referente ao terceiro trimestre. A companhia acredita que o comércio exterior brasileiro terá um Natal fraco, porém deve crescer mais no ano que vem. As previsões vieram após um terceiro trimestre no qual as importações e exportações cresceram 3% e após o 1% de incremento no segundo trimestre, que foi impactado pela greve dos caminhoneiros. Os dados de mercado do relatório são fornecidos à Maersk pela Datamar. De acordo com o relatório, as importações perderam ritmo no terceiro trimestre e os varejistas não conseguiram manter o desempenho expressivo do primeiro trimestre, quando o volume de eletrônicos cresceu 22% (janeiro), 32% (fevereiro) e 49%…
Maior terminal de contêineres da América do Sul, a Brasil Terminal Portuário (BTP), localizado na região da Alemoa, no Porto de Santos, conseguiu liberar, na Justiça, neste mês, a cobrança da Taxa de Segregação e Entrega, também conhecida como Taxa de Manuseio de Terminal 2 ou, na sigla em inglês, THC2. A tarifa tem como objetivo remunerar os custos pelo manuseio de carga do navio na instalação portuária. No mês passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) havia vetado a prática. O entendimento do Cade é de que a BTP é “monopolista” no mercado de movimentação de contêineres em seu terminal portuário e, ao mesmo tempo, concorrente de instalações retroportuárias na armazenagem de caixas metálicas. Em seu voto, o conselheiro Paulo Burnier argumentou que essa estrutura permite que o terminal imponha a cobrança da taxa adicional, o que aumenta artificialmente os custos de rivais e configura ilícito concorrencial por…
Quinta, 22 Novembro 2018 10:52

Inconsistências no Porto de Vitória

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Recentemente a comunidade portuária capixaba, notadamente as operadoras portuárias, demonstrou preocupação com a solicitação de “expansão de áreas” que, de fato, era uma “incorporação de instalações existentes” por terminais portuários de uso públicos arrendados em Vila Velha e Paul. Na oportunidade, foi demonstrado o equívoco de interpretação jurídica da iniciativa, assim como os reflexos para o ambiente concorrencial do porto, com caracterização de uma oligarquia, incorrendo em redução de postos de trabalhos e extinção da categoria operador portuário. Posteriormente, o setor sofreu outra ameaça, desta vez do governo federal, propondo a inclusão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) num programa de privatização, seguindo caminho contrário aos principais modelos exploratórios de portos no mundo. Esta ainda iminente! Hoje, temos mais um desafio que poderá levar o caos para o ambiente portuário e adjacências, com reflexos no ambiente comercial: a implantação de um Terminal de Granel Líquido (TGL) na retroárea de…
A governadora Cida Borghetti e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, entregam nesta quinta-feira (22) as obras de dragagem do canal de acesso ao Porto de Paranaguá e as obras de expansão do novo cais de atracação de navios da (TCP), empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. A solenidade será no berço 218 do Cais do Porto de Paranaguá. Com o aumento da profundidade em média de 1,5 metro, cada navio graneleiro que atraca no Porto poderá embarcar até 10,5 mil toneladas a mais. No TCP, o cais passará dos atuais 879 metros para 1.099 metros de extensão e de 40,75 metros para 50 metros de largura. O Terminal de Contêineres de Paranaguá ampliará em 60% sua capacidade de movimentação, que passará de 1,5 milhão de TEUs/ano para 2,5 milhões de TEUs/ano. Fonte: Portos e Navios
O conglomerado dinamarquês A. P. Moeller-Maersk informou nesta quarta-feira (14) que obteve lucro de US$ 347 milhões no terceiro trimestre, revertendo um prejuízo de US$ 1,56 bilhão registrado no mesmo período de 2017. A receita, na mesma base de comparação, cresceu 31% para US$ 10 bilhões. Excluindo os efeitos relacionados à incorporação da transportadora marítima alemã Hamburg Süd, o avanço foi de 12%. Os números vieram acima do que era esperado pelo mercado. Um levantamento da consultoria americana FactSet feito com analistas mostrava projeções de US$ 298 milhões para o lucro e de US$ 9,9 bilhões para receita. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida, na sigla em inglês) ficou em US$ 1,13 bilhão, 16,5% maior na comparação anual. A Maersk, que movimenta cerca de 18% dos contêineres do mundo, foi beneficiada pelo aumento do preço dos fretes e por ganhos de sinergia, entre outros fatores. Na…
A Contrail, companhia responsável pelo Terminal Intermodal de Jundiaí (Tiju), em Jundiaí (SP), inaugurou uma rota para o transporte ferroviário de cargas que liga todo o interior de São Paulo ao Rio de Janeiro. Nesse início de operação será aplicado um trem a cada cinco dias e o transit time será de dois. Com a novidade, a empresa divulga que tem a expectativa de crescer 20% em negócios, atendendo clientes localizados nas duas regiões. Com o lançamento dessa rota, a Contrail passa a atender, além do fluxo de mercado interno, demandas de importação e exportação via portos localizados no Rio de Janeiro. “Antes a região de Jundiaí era atendida apenas pelo Porto de Santos (SP) nos fluxos de importação e exportação. Agora a região conta com mais essa opção para atendimento” explica o gerente Comercial da Contrail, Diego Bueno. Entre os benefícios destacados dessa malha operacional estão a segurança e…
A MRS Logística, com sede em Juiz de Fora (Zona da Mata), fechou o período entre janeiro e setembro com lucro líquido de R$ 377,1 milhões, aumento de 2,9% em relação ao resultado dos mesmos meses de 2017 (R$ 366,6 milhões). Somente no terceiro trimestre, a concessionária registrou receita líquida recorde para este período, reflexo do aumento do volume de cargas transportadas, de reajustes tarifários aplicados ao longo do ano e de um mix favorável de produtos transportados. A receita líquida do terceiro trimestre, recorde para o período, foi de R$ 1,001 bilhão contra R$ 896,5 milhões em igual intervalo de 2017. Na comparação do faturamento dos noves primeiros meses deste ano (R$ 2,733 bilhões) com o do mesmo intervalo do exercício passado (R$ 2,588 bilhões), a alta foi de 5,6%. O volume de toneladas úteis transportado pela MRS entre janeiro e setembro somou 128 milhões de toneladas, com leve…
O Presidente do Sepetiba Tecon, Pedro Brito, anunciou nesta quarta-feira (07), que o terminal obteve junto a Praticagem do Rio de Janeiro a autorização para receber navios da classe New Panamax com 367 metros de comprimento. Segundo o executivo, com a operação de navios dessa classe no Sepetiba Tecon, o comércio exterior no estado do Rio de Janeiro será fortalecido e o terminal se tornará o principal ponto de conexão dos demais portos da costa brasileira. “Essa é uma conquista exclusiva não só do nosso terminal, mas também do Rio de Janeiro que passa a ser o único estado da região Sudeste a oferecer essa capacidade operacional para o transporte marítimo de cargas”, afirma Brito. O Sepetiba Tecon se tornou apto a receber os navios da classe New Panamax após a concretização de obras de dragagem na área de manobra, na bacia de evolução e berços do terminal e a…
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