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O terceiro trimestre de 2018 fechou positivo para o setor portuário. De acordo com o Relatório da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), entre julho e setembro os Terminais de Uso Privado (TUP) tiveram uma variação positiva de 5,7%, em relação ao mesmo período em 2017, quando movimentaram 196,4 milhões/toneladas, equivalente a 67% do total de cargas do país. Dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) registram, também, o aumento global (portos públicos e privados) de 3,9%, totalizando 295 milhões/toneladas. Em uma análise de impacto econômico, no terceiro trimestre, o país também alcançou um aumento de 11,4% da Corrente de Comércio (movimentações de exportações e importações), comparado aos meses de 2017, com um montante de US$ 63,4 bilhões. No acumulado entre janeiro e setembro, o superávit calculado é de US$ 41,8 bilhões, conforme aponta o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), sendo US$177,1 bilhões em exportações e…
Em um ano de intensos eventos para os setores de comércio, indústria, exportação e importação no Brasil, 2018 conseguiu reunir uma infindável gama de acontecimentos chave para qualquer economia. Eleições, greve dos caminhoneiros, operações federais, mudanças trabalhistas consolidando-se e as eventuais oscilações financeiras internacionais que afetam direta ou indiretamente o dia a dia de quem tem a armazenagem no DNA. Se este ano foi um teste, podemos considerar com um dos mais complexos a serem enfrentados, colocando à prova qualquer planejamento e visão de futuro. Como todo ano que se aproxima, 2019 promete ser de definições econômicas, mudanças de paradigmas e manutenção do que de fato funcionou. Longe de querer resumir 365 dias em uma palavra, escolher ‘aprendizado’ é sempre uma certeza. Utilizar das crises como um motor de impulsão para novos negócios, estudar ambientes e novas maneiras de administrar. O portal SAC Armazenagem deseja a todos um ótimo fim…
O Grupo TPC anunciou a conquista, neste mês de dezembro, do certificado de Operador Econômico Autorizado (OEA), concedido pela Receita Federal do Brasil, para o Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) TPC, localizado no município de Simões Filho (BA). Com a novidade, o empreendimento do operador logístico tornou-se o único terminal alfandegado do estado da Bahia a contar com a certificação OEA. O Programa OEA foi lançado pela Receita Federal do Brasil em 2014 e a certificação é concedida para operadores da cadeia logística internacional que atendem a padrões específicos de segurança, conformidade e confiabilidade estabelecidos pelo programa, colocando o Brasil na categoria de país exportador seguro. O programa está implementado em 77 países e 47 mil empresas no mundo são certificadas. ‘Qualidade sempre foi um pilar essencial nos nossos serviços. Por isso, a certificação OEA nos orgulha muito, porque mostra que estamos no caminho certo, atuando em conformidade no…
Terça, 18 Dezembro 2018 09:08

Armazenagem durante a importação

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Para as empresas que operam no comércio exterior, ter previsão dos prováveis custos de armazenagem é tarefa árdua. Isso porque toda mercadoria que passa pela alfândega está sujeita ao controle aduaneiro, que é exercido pela Secretaria da Receita Federal. Daí é que surgem os famosos canais de conferência aduaneira, classificados por cores: verde, amarelo, vermelho e cinza. Quando uma mercadoria submetida a controle aduaneiro passa pelo canal verde, o prosseguimento da operação não traz maiores delongas. O problema surge nos demais canais, quando a mercadoria permanece retida enquanto não concluído o controle aduaneiro. A partir daí a previsibilidade almejada pelo gestor desaparece, já que a Aduana pode concluir o controle aduaneiro em semanas ou meses. Não que a retenção da mercadoria para conferência seja ilegítima. Ao contrário. É exercida em prol da segurança pública, sanitária e também por interesses arrecadatórios. O custo referente ao controle aduaneiro, que é exercido em…
A Superintendência do Porto do Rio Grande, através do Setor de Estatística, concluiu o levantamento da movimentação de cargas entre janeiro e novembro de 2018. O complexo portuário obteve 6,3% de crescimento quando comparado ao mesmo período do ano passado e deve obter novo recorde histórico de movimentação ao final do ano. Até o momento, já foram movimentados mais de 39,9 milhões de toneladas de todos os tipos de cargas. “A Superintendência sempre trabalhou em parceria com os terminais privados para buscar o máximo de agilidade ao complexo portuário. O ano de 2018 foi bastante crítico em função da greve dos caminhoneiros, mas conseguimos dar a resposta que o segmento produtivo precisava”, avalia o diretor superintendente Janir Branco. Até o dia 30 de novembro, foram movimentadas 39.912.510 toneladas, sendo que a carga geral foi a que teve maior aumento. Foram 12,7% de ampliação quando comparado ao mesmo período de 2017.…
A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai solicitar urgência ao Supremo Tribunal Federal (STF) na análise da decisão do ministro Luiz Fux de manter as multas pelo descumprimento da tabela de preços mínimos de fretes. Segundo o chefe da assessoria jurídica da entidade, Rudy Ferraz, a decisão do ministro trouxe ainda mais insegurança jurídica para o agronegócio. “Não podemos passar o recesso de fim de ano com essa incerteza sobre um tema tão importante para o setor”. Ontem à noite, o ministro Fux recuou da sua própria decisão da semana passada, que suspendia a cobrança de multa por quem não respeitasse a tabela, após recurso da Advocacia-Geral da União (AGU). No pedido de reconsideração da AGU, a ministra Grace Mendonça alegou que o novo governo deverá retomar a negociação com os setores envolvidos no tabelamento. Ferraz diz que pedirá ao plenário do STF que avalie com…
O Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Atlas Brasil Cantanhede, em Boa Vista, passou a ser operado pelo Consórcio Ponta Negra Soluções Logísticas e Transportes no dia 28 de novembro. A companhia vai gerenciar todas as atividades de armazenagem e movimentação de cargas internacionais e nacionais realizadas no local. Vale lembrar que dois dias antes o mesmo consórcio passou a operar também o Teca do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC). A licitação para operação dos terminais faz parte do posicionamento estratégico da Infraero que prevê a exploração comercial dos complexos logísticos situados nos aeroportos que administra. O contrato de concessão do Teca do aeroporto da capital do estado de Roraima foi assinado no dia 13 de julho, com vigência de 120 meses e valor global de R$ 3.471.500. O complexo logístico foi inaugurado em 1º de outubro de 2012, impulsionado pela criação da Área de…
Usual no transporte marítimo de mercadorias, a taxa de sobre-estadia (cobrada pelo armador quando há atraso na entrega do contêiner) só tem validade se estiver especificada em contrato. Esse foi o entendimento do juiz Claudio Teixeira Villar, da 2ª Vara Cível de Santos, em São Paulo, ao negar um pedido de cobrança da Hapag-Lloyd, uma das maiores do setor no mundo. A empresa, segundo consta no processo, não havia colocado no papel o prazo de uso do contêiner nem os valores aos quais a contratante do frete, uma exportadora de Santa Catarina, estaria sujeita se atrasasse a entrega. "A autora até demonstra a data de retirada e embarque dos cofres de carga. Entretanto, como não se documentou o compromisso, não há como aquilatar a obrigação", afirma o juiz na decisão (processo nº 1020207-39.2018.8.26.0562). Essas questões de contrato são bastante discutíveis quando envolvem direito marítimo. Especialmente porque as empresas costumam se…
A movimentação das instalações portuárias brasileiras cresceu 3,7% no terceiro trimestre de 2018 em relação ao igual período do ano passado, somando 295,2 milhões de toneladas movimentadas. O resultado representa aumento de 11 milhões de toneladas no comparativo entre os períodos. Os números são do Boletim Informativo Aquaviário do 3º Trimestre de 2018, produzido pela Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – GEA/Antaq. Para o gerente da GEA, Fernando Serra, o resultado mais uma vez reflete a capacidade do setor para atender às demandas do mercado interno e externo. “Esse crescimento mostra que os portos brasileiros, apesar dos problemas conhecidos sobre infraestruturas de acesso, ainda possuem capacidade para suportar o crescimento das cargas domésticas e das exportações e importações brasileiras”, observou. Neste terceiro trimestre, foram movimentados nos terminais privados 196,4 milhões de toneladas, representando uma participação de 66,5% do total de cargas movimentadas…
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