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A Rumo quebrou novos recordes no mês de agosto em sua Operação Sul, que abrange ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O principal destaque foi o aumento de 14% no volume total de grãos (soja e milho) transportados em comparação ao mesmo mês do ano passado. Foi escoado 1,18 milhão de toneladas de produtos agrícolas para os principais portos da região, que são os de Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC). O desempenho de agosto foi o terceiro melhor resultado histórico da Companhia na Operação Sul. Os dois primeiros ocorreram também neste ano, nos meses de março (1,25 milhão) e abril (1,21 milhão). Outro recorde na região foi no estado do Rio Grande do Sul: a Rumo transportou 303 mil toneladas de grãos no mês passado, marcando os 31 dias como o melhor…
Foram cinco anos de estagnação. Desde a assinatura da Nova Lei dos Portos, em 2013, o governo Federal concentrou as licitações do setor portuário nacional e atravancou o crescimento da atividade. Pernambuco, que ancora no Complexo de Suape parte de sua estratégia de desenvolvimento, foi obrigado a ver o gigante desacelerar. Não bastasse a mudança nas regras, a crise econômica chegou e fez minguar os investimentos. Só a partir desde ano, o segundo terminal de contêineres saiu do fim da fila das licitações e entrou no radar do Ministério dos Transportes. O projeto de R$ 1 bilhão teve audiência pública realizada este mês e deverá ser licitado no início de 2019, já com novo ocupante na cadeira da Presidência da República. Comemorando centenário este ano, o Porto do Recife também foi impactado pelo engessamento da atividade e pela falta de recursos. Assoreado, aguarda há 6 anos por uma nova dragagem…
O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu ajustes nos editais dos próximos aeroportos que o governo pretende leiloar ainda neste ano. As determinações devem ser atendidas pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), para que os textos definitivos sejam publicados. O governo ainda acredita que dê tempo de licitá-los até dezembro. Na análise técnica realizada pelo tribunal, documento que deverá embasar o voto do relator do processo na corte de contas, o relatório não faz nenhum apontamento grave e, a partir de algumas mudanças, dá sinal verde para que os editais sejam publicados após algumas alterações. Como o material foi concluído na última sexta-feira, ainda não há confirmação sobre quando o ministro Bruno Dantas levará o processo para votação do plenário da corte. O governo tem a expectativa de que isso ocorra nas próximas semanas. Os investidores pedem pelo menos 80 dias de prazo entre a publicação do edital e…
O Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil importou, dos Estados Unidos, 20 novos Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) e o Sepetiba Tecon foi o terminal escolhido para receber esses veículos. Após a operação de descarga, os carros foram deslocados para a área do Complexo Naval de Itaguaí, de onde seguem para o Batalhão de Viaturas Anfíbias (BtlVtrAnf), em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Para descarregar todos os carros, que pesam mais de 24 toneladas cada, foram necessárias apenas 5 horas de trabalho. Toda operação foi realizada pela equipe própria do Sepetiba Tecon que é treinada e habilitada para atender as necessidades que o segmento de cargas especiais exige. “A operação foi um sucesso graças ao planejamento logístico detalhado e executado com precisão pela equipe do terminal. Desde a primeira reunião, até o final da operação, recebemos do Sepetiba Tecon um atendimento cuidadoso e todo apoio necessário para que…
Empresas portuárias não se deram por vencidas com a vedação do Tribunal de Contas da União (TCU) à adaptação do prazo dos contratos vigentes até o limite 70 anos, possibilidade aberta pelo Decreto dos Portos. Após uma análise detalhada do acórdão da corte de contas, elas identificaram um item no texto que está sendo interpretado como uma chance de ampliar a vigência máxima dos contratos firmados sob a primeira Lei dos Portos, de 1993, que restringe em 50 anos o prazo máximo, divididos em duas vezes. Trata-se do item 9.2.1.1. do acórdão — que veda a possibilidade de ampliação da vigência máxima dos atuais contratos por meio de prorrogação ordinária e antecipada, desde que não haja análise “que considere como parâmetros o prazo original do contrato de arrendamento e a possibilidade de prorrogá-lo, uma única vez, por um período igual ou inferior a esse prazo”. Para a Associação Brasileira dos…
O reajuste médio de 5,5% na tabela do frete anunciado há duas semanas vai custar R$ 1,09 bilhão ao comércio brasileiro até o fim deste ano, segundo cálculo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) obtido com exclusividade pelo Estadão/Broadcast. O resultado deve ser um achatamento da margem de lucro dos negócios. Diante do cenário de atividade econômica fraca, os comerciantes não terão espaço para repassar a elevação do custo com transportes aos preços das mercadorias vendidas aos consumidores, avaliou Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC. “A grande consequência é o sacrifício da margem, investimentos mais fracos e menos contratações de funcionários”, diz Bentes. “Alguns comerciantes vão acabar repassando para os preços, mas outros não vão conseguir e vão ter que sacrificar margem. Isso vai afetar a recuperação, a abertura de lojas e a geração de vagas. Tudo fica mais lento com esse gatilho…
Cerca de 27,7 milhões de toneladas de cargas passaram pelo Porto de Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul, de janeiro a agosto deste ano, segundo a Superintendência do Porto do Rio Grande. O montante representa crescimento de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado. A soja continua sendo o principal produto movimentado. As 10,9 milhões de toneladas escoadas representam alta de 4,1% no período analisado. O farelo teve crescimento de 28,4%, totalizando 1,6 milhão de toneladas, enquanto o grão ultrapassou 9,1 milhões de toneladas. O desembarque de cevada teve alta de 181%, saltando de 34 mil para 95 mil toneladas. Porém, a exportação de celulose também ganhou destaque. Foram enviadas para o exterior 2,1 milhões de toneladas, aumento de 38% em relação ao ano passado. O número puxou a alta de 10,3% registrada no envio de carga geral, que totalizou 8,1 milhões de toneladas. "A…
Segunda, 17 Setembro 2018 08:44

Codern deixa de receber R$ 1,7 bilhão

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Em cinco anos, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) deixou de receber, do Governo Federal, R$ 1,746 bilhão. A monta integra os orçamentos da Companhia de 2014 até este ano. Nem mesmo o valor aprovado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, que correspondeu a 13% do que fora pedido, foi integralmente repassado. No período, o volume de recursos efetivamente recebidos pela estatal, que administra o Porto de Natal, o Terminal Salineiro de Areia Branca e o Porto de Maceió, não superou os R$ 53,1 milhões – 2,95% do requerido à União. Obras estruturantes como a instalação das defensas na Ponte Newton Navarro e ampliação do Berço 3 do cais aguardam recursos há mais de uma década, diz José Adécio Filho, diretor da Codern. Obras importantes para o desenvolvimento do Porto de Natal, como a instalação das defensas na Ponte Newton Navarro e a ampliação do…
O centro de distribuição da Avon em Cabreúva (SP) envia 100 mil caixas com produtos para suas revendedoras por dia, cada uma preenchida por um conjunto de, em média, 30 itens diferentes.   Para que os itens sejam selecionados corretamente, o local tem 15 quilômetros de esteiras. Elas levam as caixas de um lado para o outro, com etiquetas informando o que deve ser colocado.   No caminho estão leitores de códigos de barras, sensores e balanças que identificam as caixas e conferem o conteúdo. Com as informações, o sistema define para onde cada uma deve seguir.   A maioria dos produtos é selecionada sem interação humana. Eles ficam armazenados no alto, empilhados no interior de uma série de colunas verticais sobre a esteira e são soltos sobre as caixas no instante em que elas passam.   Felipe Votto, diretor de logística da Avon para o Brasil, diz que a…
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