Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Russian Spanish
A Infraero inaugura hoje, dia 12 de abril, o novo Aeroporto Alberto Alcolumbre, ou Aeroporto Internacional de Macapá. O terminal aéreo passou por obras orçadas em R$ 166,4 milhões com o objetivo de oferecer melhores níveis de serviço, atendimento, conforto e segurança. Com a ampliação da estrutura, o aeroporto será capaz de receber mais voos comerciais regulares. Vale lembrar que no ano passado o Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Macapá passou para a iniciativa privada, e é administrado pelo Consórcio Ponta Negra, responsável também pela gestão dos tecas do Aeroporto Atlas Brasil Cantanhede, em Boa Vista, e do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola, em Joinville (SC). Com uma área de 27,2 mil m², o terminal aéreo poderá receber 5 milhões de passageiros por ano, duas vezes mais que a capacidade das antigas instalações. As novidades incluem ainda recursos de automação no ar condicionado e na…
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) iniciará nessa segunda-feira (15) o processo de contratação emergencial da dragagem de manutenção do Porto de Santos. A expectativa é que, com o termo de referência pronto, seja iniciada a captação de preços das empresas especializadas. Em paralelo, a Autoridade Portuária prepara outra contratação, que garantirá o serviço por cerca de três anos. A dragagem do canal de navegação do Porto é realizada pelo consórcio formado pelas empresas Van Oord Operações Marítimas e Boskalis do Brasil. As duas foram contratadas pelo então Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), hoje Ministério da Infraestrutura. Porém, conforme divulgado por A Tribuna, a remoção de sedimentos foi paralisada há uma semana. Mas, para o diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, há uma certa margem de segurança que garantirá a navegação pelos próximos dois meses. “Há um colchão de sedimentação. Um…
Após ser obrigado pela Justiça a manter as atividades no terminal da Ponta da Praia, o Grupo Libra confirmou, ontem, em audiência na 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ–SP), que vai reduzir o número de profissionais e encerrar, de fato, as operações de embarque, mantendo apenas o serviço de armazenagem alfandegada. A sessão foi marcada após um comunicado da Libra aos trabalhadores sobre o fim das operações no próximo dia 28. A Justiça cobrou explicações à empresa, uma vez que ela entrou com um pedido de Recuperação Judicial, em julho de 2018, - para não decretar falência - e tem contrato de arrendamento vigente até maio de 2020. O diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Casemiro Tércio Carvalho, participou da sessão onde também estavam dois diretores e advogados do Grupo Libra. Segundo a Autoridade Portuária, no encontro,…
Segunda, 08 Abril 2019 08:53

A crise setor naval em Pernambuco

Por
Os estaleiros instalados em Suape passam por uma situação difícil: a falta de encomendas que põem em xeque o setor. “A nossa preocupação maior é se os empreendimentos vão fechar ou não. Na semana passada, ocorreram pelo menos 40 demissões no Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e estamos caminhando para o desligamento de aproximadamente 900 pessoas pela empresa entre o final de maio e começo de junho”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE), Henrique Gomes. O Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e o Vard Promar já chegaram a empregar cerca de 12,7 mil pessoas quando estavam a todo vapor. O EAS já teve um quadro formado por cerca de 11 mil funcionários em 2011, enquanto o Vard Promar chegou a contar com 1,7 mil trabalhadores em 2015/2016. “Agora, a expectativa é de que o EAS fique com 125 pessoas”, afirma Henrique. Atualmente, são 1,2 mil funcionários no Atlântico…
Os operadores portuários brasileiros, incluindo unidades das tradings globais de grãos Cargill e Bunge, irão revelar nesta semana uma proposta para reduzir as tarifas do Canal do Panamá e cortar seus custos de transporte de commodities agrícolas para a China, seu principal mercado. Eles argumentarão que, sob as atuais tarifas, embarcar grãos dos portos do Norte do Brasil via Cabo da Boa Esperança é quase 206 mil dólares mais barato, em uma base por navio, do que utilizar o Canal, apesar da distância mais curta. Em um estudo a ser apresentado em uma conferência na Cidade do Panamá na quinta-feira, a associação de operadores privados de portos ATP irá propor a utilização da capacidade ociosa do antigo Canal do Panamá, em vez das enormes e congestionadas novas eclusas, abertas em 2016 para navios da Panamax. Isso potencialmente cortaria os custos de transporte e encurtaria os tempos de viagem em 4…
A Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente) solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Roberto Barroso que reconsidere a decisão sobre o pedido de liminar que suspenderia o leilão do tramo central da Ferrovia Norte-Sul, ocorrido na sexta-feira (29). Em nota, a entidade reitera os argumentos apresentados na petição inicial, requerendo ao menos a concessão de tutela de urgência para que se proíbam “os atos de homologação do resultado do certame e eventual adjudicação”. Segundo a Ferrofrente, nenhum grupo econômico se interessou pelo leilão da Norte-Sul além da Rumo e VLI Logística. A suspeita é de que isso aconteceu porque o trecho licitado não possui saída para o mar sem que haja a burocracia e o impasse de exercer o direito de passagem nos ramais complementares, que são controlados pelas duas empresas. Fonte: A Tribuna
Estão em curso os estudos para a relicitação da área ocupada pelo Grupo Libra, na Ponta da Praia, no Porto de Santos. O trabalho começou antes mesmo da notícia da interrupção das operações na instalação. Porém, não há prazos para conclusão das avaliações ou da abertura de edital. A Empresa de Planejamento e Logística S.A (EPL), vinculada ao Ministério de Infraestrutura, conduz o processo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Tanto a pasta, quanto a Autoridade Portuária, dizem não ter sido notificados da decisão da empresa de encerrar as atividades. Diante da falta de informação, a Docas irá oficiar a empresa para confirmar o caso e obter detalhes sobre a decisão divulgada pela mídia. Segundo a estatal, serão questionadas “condições e prazos do encerramento antecipado das operações em áreas arrendadas no Porto de Santos”. Fim das operações A justificativa do Grupo Libra para colocar fim às…
O Grupo Libra anunciou, nesta quinta-feira (28), o encerramento das atividades comerciais no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. A empresa informou em comunicado que a decisão ocorre após os atuais clientes decidirem migrar as operações a outro terminal no cais santista a partir de maio. A companhia ainda não fala em possíveis demissões. Ao longo do dia, funcionários da empresa, que atua há mais de duas décadas no complexo portuário, foram avisados por e-mail interno sobre o encerramento gradual das atividades no terminal santista. A informação foi confirmada no início da noite para a imprensa por meio da direção do Grupo Libra, no Rio de Janeiro (RJ). "A medida, que encerra relações comerciais de mais de 20 anos, é resultado da insegurança jurídica causada pela decisão do Tribunal de Contas da União, de novembro de 2018, cancelando a prorrogação até 2035 do contrato de concessão dos terminais…
A licitação coordenada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) envolveu o arrendamento de áreas para movimentação, armazenagem e distribuição de combustíveis, com três delas no porto de Cabedelo (PB) e uma no de Vitória (ES). O Consórcio Nordeste venceu a disputa pelos três primeiros lotes, com ofertas de 6 milhões, 18 milhões e 30,5 milhões de reais, respectivamente. E o Consórcio Navegantes Logística arrematou a concessão da área no Porto de Vitória, ao oferecer pagar outorga de 165 milhões de reais. Dona da rede de postos de combustíveis Ipiranga, a Ultrapar afirmou ter um terço em cada consórcio. Segundo a companhia, as áreas no porto de Cabedelo devem entrar em operação em 2020, enquanto no Porto de Vitória a previsão é de início em 2022. A valor mínimo da outorga foi fixado em 1 real para cada área, de acordo com informação da Agência Brasil. Os investimentos previstos nos…
Pagina 1 de 222