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Um terminal do Porto de Santos conseguiu na Justiça a possibilidade de não requisitar a mão de obra de conferentes avulsos para atuar nas atividades de registro de peso e volume das cargas. A decisão judicial foi favorável por conta da automação total das tarefas. O processo foi motivado por uma ação civil pública do Sindicato dos Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia do Porto de Santos. Nela, a entidade exigia que o acordo coletivo firmado com a empresa Itamaraty Logística fosse mantido pelo Terminal 12 A. O documento exigia que a função fosse exercida exclusivamente por trabalhadores previamente qualificados e habilitados junto ao Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). Os magistrados da 13ª turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região negaram o provimento. De acordo com voto do desembargador relator do processo, Roberto Barros da Silva, além da negociação coletiva se aplicar apenas à empresa que…
O Porto de Rio Grande alcançou em setembro a sua a maior movimentação da história. Pela primeira vez, em um único mês foram movimentadas mais de 4,3 milhões de toneladas. As informações são do setor de estatística da Superintendência do Porto do Rio Grande. Quando analisado de forma isolada, setembro deste ano teve mais de 1,6 milhão de toneladas de grão de soja movimentado. Segundo o diretor superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, os números comprovam a capacidade do complexo: — Os resultados mostram a plena capacidade do complexo portuário de Rio Grande de escoar a produção gaúcha para mais de 90 países e centenas de rotas comerciais que utilizamos. Os números registrados mostram agilidade e isso é um fator extremamente importante para a atração de novas cargas — afirma. No acumulado do ano, o porto soma de janeiro a setembro 32,1 milhões de toneladas, um aumento de…
Mais de 5 milhões de toneladas de produtos agrícolas e industriais foram escoados pelos trilhos da Companhia no mês passado. A Rumo encerrou setembro com novos aumentos de eficiência no transporte de cargas agrícolas e industriais. No mês passado, a operadora ferroviária transportou um total de 5,1 milhões de toneladas, 10% a mais do que o obtido em setembro de 2017, quando fechou o período com 4,6 milhões de toneladas. O bom desempenho operacional da Rumo se manteve em suas duas operações instaladas no País, especialmente no que diz respeito ao transporte de grãos. Na Norte, onde fica o principal corredor de exportação de commodities agrícolas, conectando Rondonópolis (MT) ao Porto de Santos (SP), foram escoados 2 milhões de toneladas, quantidade 19% acima do mesmo período de 2017. Na Operação Sul, o crescimento foi de 5,9%, com 1,08 milhão de toneladas passando pelas ferrovias dos três estados da Região Sul…
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) determinou nesta terça-feira, 16, que a empresa Brasil Terminal Portuário (BTP) suspenda a cobrança de taxas alfandegárias no Porto de Santos consideradas abusivas pelo órgão. A maioria do conselho decidiu conceder medida preventiva pedida pela empresa Marimex, que presta serviços de armazenagem no porto. No pedido, a Marimex alega que a operadora BTP estaria condicionando a liberação de contêineres ao pagamento de uma taxa (THC2) que seria indevida, já que existe outra tarifa básica que cobriria os custos de movimentação dos contêineres. A conselheira relatora, Cristiane Alkmin, havia votado contra a concessão da medida preventiva na última sessão, mas o conselheiro Paulo Burnier pediu vistas e apresentou um voto pela suspensão da cobrança. Segundo o conselheiro, a BTP é monopolista no mercado de movimentação portuária em seu terminal, o que permite que ela imponha a cobrança da taxa adicional. Fonte: Terra
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), estatal que administra o porto de Santos, descumpriu o "plano diretor" do porto ao permitir a operação de sólidos a granel em uma área destinada à movimentação de cargas "limpas". Com isso, um produto químico como o fertilizantes vem sendo manuseado ao lado de veículos, por exemplo. Em contato com umidade, a poeira fina do fertilizante pode corroer a pintura dos carros durante o transporte marítimo, de forma que os veículos destinados ao exterior correm o risco de chegar ao seu destino danificados. Esse problema já aconteceu no passado. E foi uma dos motivos que levaram a Codesp a destacar no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto a chamada área do Saboó - onde existe esse conflito - para movimentação de carga geral, conteinerizada ou não. Não há previsão no PDZ de movimentação de fertilizantes na área. O PDZ…
Principal aposta do Estado no projeto de hub portuário, o Porto do Pecém continua contabilizando bons indicadores de movimentação. Em setembro, o terminal apresentou um incremento de 4% nos embarques de mercadorias e de 7% nos desembarques, na comparação com igual mês do ano passado, registrando a segunda maior movimentação do ano, atrás apenas do montante observado em março. Já no acumulado entre janeiro a setembro, o porto movimentou 13,1 milhões de toneladas, 13% a mais do que no mesmo período de 2017. No desembarque de cargas, o crescimento também foi de 13 %, passando de 8,8 milhões de toneladas de janeiro a setembro de 2017, para 10,0 milhões de toneladas neste ano. E o embarque de cargas apresentou o aumento de 12%, com a movimentação de 3,1 milhões de toneladas. Entre as principais cargas movimentadas no Porto do Pecém, se destacam os “granéis sólidos”, que representam 62% das movimentações,…
Mais um passo foi dado para tornar o Porto do Itaqui mais competitivo e viabilizar a retomada da linha regular de contêineres. Um acordo firmado entre a empresa Pedreiras Transporte e os sindicatos das três categorias de trabalhadores portuários (conferentes, arrumadores e estivadores), garantindo tarifa única para movimentação desse tipo de carga, associado ao interesse do mercado, pode determinar a breve retomada dessa operação, com potencial para movimentar 1.800 contêineres/mês. A informação é da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP). “Esse é um momento único, um encontro histórico que viabiliza essa operação que é um anseio da comunidade portuária, sobretudo dos donos de carga”, disse o diretor comercial e financeiro da Pedreiras Transporte, Antônio José Jansen Pereira. “A EMAP, como autoridade portuária, criou todas as condições para que esse acordo fosse firmado com a classe trabalhadora, parte mais importante nesse processo, porque abre postos de trabalho no âmbito do OGMO”,…
Até o fim deste mês, o Porto de Vitória deve ter uma análise em mãos que comprova as atuais dimensões do espaço marítimo que o local possui. Na prática, isso vai permitir que a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) comporte embarcações mais robustas a atracar no Estado, já que, até agora, os testes têm mostrado que alguns pontos do canal são maiores do que o que se tinha conhecimento. Os exercícios acontecem em parceria com laboratório da Universidade de São Paulo (USP). A reportagem apurou que a manobra também vai servir para turbinar o turismo no Espírito Santo. Isso porque, tendo mais espaço, o Porto poderá abrigar embarcações turísticas mais robustas - o que não é possível hoje. Todos os anos, ao menos dois transatlânticos passam pela baía de Vitória, mas ficam apenas por algumas horas em águas capixabas. É que não há estrutura para que esses navios permaneçam…
A navegação de cabotagem, aquela realizada ao longo da costa brasileira, ganhou uma nova relevância depois da greve dos caminhoneiros, que aconteceu no final de maio em todo o País. O diretor comercial da operadora Santos Brasil, Marcos Tourinho, confirma o avanço do modal nas operações do Terminal de Contêineres (Tecon, administrado pela empresa). “No acumulado do ano, já percebemos um crescimento de 21% devido ao aumento do custo rodoviário. As empresas enxergam a cabotagem como uma maneira de diversificar e não ficar dependente do rodoviário”, afirmou. Nos últimos 10 anos, esse modal cresceu a uma média de 12% ao ano. De acordo com a Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac), apenas no primeiro semestre deste ano, suas operações aumentaram 13%, comparando com o mesmo período do ano passado. Mas a paralisação dos caminhoneiros ainda não está refletida neste levantamento. “Ainda estamos fechando os dados do trimestre, mas o…
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