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Negócios e Oportunidades - SAC Armazenagem & Modais
A Secretaria de Portos (SEP) espera lançar, até o próximo mês, o edital de licitação para o arrendamento de 29 áreas nos portos de Santos e no estado do Pará, afirmou o ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira, na última sexta -feira. O sinal verde para o leilão, que corresponde ao primeiro bloco do programa de arrendamentos portuários do Governo, depende de decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que impôs 19 condições para autorizar a liberação dos editais. Esta será a primeira licitação de áreas portuárias desde a promulgação da nova Lei dos Portos, a 12.815, de 5 de junho passado. Durante encontro com exportadores da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro, Silveira esclareceu que o Governo atendeu a 15 das exigências do TCU e recorreu de quatro delas. Agora, a Secretaria aguarda resposta do…
Ampliar o número de fiscais no posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Porto de Santos é uma das prioridades do novo presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de Santos (SDAS), Nívio Peres dos Santos, que tomou posse no mês passado. Para isso, ele pretende ir até Brasília para negociar com diretores do órgão. Entre os argumentos que utilizará para justificar o aumento do efetivo no escritório local da Anvisa, está o fato de, atualmente, a liberação de uma carga pela entidade demorar 14 dias, em média. “Já me reuni aqui em Santos com a coordenação da Anvisa, que tem boa vontade, mas localmente não é possível resolver. Alguns (agentes) estão de férias e de licença maternidade e o órgão está perdendo funcionários. Meu plano é ir até Brasília”, destacou o presidente do SDAS. Nos portos, a agência é responsável por verificar as condições sanitárias dos navios e,…
A América Latina Logística (ALL) deverá pedir à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o descredenciamento da Rumo Logística, controlada pela Cosan, como usuária dependente do transporte ferroviário. A Rumo teria suspendido o pagamento de fretes e o repasse de valores dos investimentos previstos no contrato firmado entre as duas empresas desde que a disputa entre as companhias passou para a esfera judicial em outubro do ano passado. A ALL quer interromper o transporte de açúcar para a Rumo, informou à Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, uma fonte próxima ao caso.  Em 2009, ALL e Rumo firmaram contrato para o transporte de açúcar até o terminal açucareiro no Porto de Santos. O acordo prevê volumes crescentes de carga a ser transportada mediante duplicação da via.   Nesse sistema, a Rumo se comprometeu a adquirir os vagões e locomotivas necessários na operação e repassar o montante para aumentar a…
A diretoria executiva da Petrobras aprovou na quinta-feira, 06, a contratação de oito embarcações de apoio às suas atividades marítimas. Elas fazem parte do Terceiro Programa de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam). " Nessa quinta rodada foram contratadas quatro embarcações da empresa Bram, que construirá as unidades no estaleiro Navship, em Santa Catarina; três da Starnav, com construção programada para o estaleiro Detroit, também em Santa Catarina, e uma da Norskan, que usará o estaleiro STX (Vard), no Rio de Janeiro", informa a empresa em nota. O Prorefam foi lançado em 2008 e prevê, ao todo, a contratação de 146 embarcações, em sete rodadas. O porcentual de conteúdo local exigido na fase de construção é de 50% para as embarcações modelo Anchor Handling and Tug Supply (AHTS), e de 60% para as modelos Platform Supply Vessel (PSV) e Oil Spill Response Vessel(OSRV). Até a quinta rodada…
A Libra Terminais Santos comemorou na última quinta-feira os três recordes de produtividade batidos no mês passado. Em cerimônia no início da tarde no pátio da empresa, no Porto de Santos, o presidente do Grupo Libra, Marcelo Araújo, o presidente da Libra Terminais, Wagner Biasoli, e o diretor geral da Libra Terminais Santos, Roberto Teller, agradeceram o empenho dos funcionários para a operadora atingir “esse patamar de excelência”. No evento, todos receberam uma camiseta comemorativa, com os recordes em destaque. Segundo Araújo, o objetivo foi mostrar aos profissionais que o esforço deles é reconhecido. Foram três recordes batidos em sequência. O primeiro foi no último dia 13, com a operação do navio Maersk Laberinto, com 127 movimentos por hora (MPH). No dia 20, foi a vez do Maersk Letícia, com 156,7 MPH, que estabeleceu a melhor marca sul-americana. No dia 27, ela foi superada com os 163,8 MPH registrados no…
As sanções a serem aplicadas, em caso de descumprimento das regras de agendamento dos caminhões com destino ao Porto de Santos, serão definidas ainda nesta semana pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Três penalidades estão sendo estudadas pela procuradoria do órgão regulador. Esta definição é necessária para a atuação dos três servidores que inauguraram, na última segunda-feira, o posto avançado da agência no cais santista. O escritório local da Antaq terá um papel estratégico na tentativa do Governo de evitar novos congestionamentos nos acessos ao cais santista, durante o período de escoamento da safra, que começa neste mês. Isto porque os três servidores serão os responsáveis pela aplicação de multas aos terminais que não respeitarem o agendamento da Codesp e permitirem o acúmulo de veículos nas estradas da região. Segundo o gerente de Fiscalização Portuária da Antaq, Alexandre Moura, a publicação das regras deve sair até amanhã, “A diretoria…
Três construtoras de equipamentos de produção flutuante estão elaborando propostas para construir um FPSO para a companhia brasileira. Rio de Janeiro - A SBM Offshore, a Modec, e a BW Offshore estão competindo para fornecer um navio de produção à Petrobras, porque a maior produtora mundial em águas profundas busca se recuperar da mais baixa produção doméstica desde 2008, disseram duas fontes com conhecimento direto do processo. As três construtoras de equipamentos de produção flutuante estão elaborando propostas para construir um FPSO que a Petrobras, que tem sede no Rio de Janeiro, planeja empregar no campo de Tartaruga Verde, na Bacia de Campos, disseram as fontes, que pediram para não serem identificadas porque os termos do negócio são privados. A Petrobras planeja começar a produção no campo em 2017 como parte de seu plano de negócios para dobrar a produção até 2020. A Petrobras não comenta processos de licitação em curso,…
Os terminais do Grupo Rodrimar no Porto de Santos planejam agilizar o processo de carga e descarga de caminhões este ano. Como uma das estratégias utilizadas para escapar dos congestionamentos que podem ser ocasionados pelo escoamento da safra agrícola no complexo marítimo nos próximos meses, a empresa investiu no controle do cadenciamento da chegada dos veículos de carga e em um novo sistema de automatização dos gates (portões) de acesso. Segundo informações da companhia, que atua em todos os segmentos da cadeia logística (como terminal e operadora portuária, tanto na carga geral como no granel), em média 600 caminhões entram e saem de suas instalações no cais santista. Todos operam de forma agendada, ou seja, não possuem autorização para realizar o serviço sem prévia marcação. Dessa forma, a empresa já trabalha de acordo com as novas normativas da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária. Os…
São 122 anos oficiais, mas a idade ultrapassa, seguramente, os 511 anos. A história do Porto de Santos se confunde com a da Baixada Santista, a do desenvolvimento de São Paulo e até mesmo com a do crescimento do Brasil. O cais do estuário, que hoje abrange três cidades, surgiu, timidamente, com o papel de escoar as produções locais incipientes. Entretanto, logo encontraria sua vocação. Foram necessários mais de 5 séculos para que o complexo portuário santista tomasse a proporção que hoje é conhecida mundialmente. “A história nos conta que a partir da necessidade, o Porto de Santos se desenvolveu. Mas nunca deixou de atender à demanda”, pontua a historiadora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade. COMEÇO PROMISSOR Quase dois anos após o descobrimento do Brasil, em 22 de janeiro 1502, o navegador português Gonçalo Coelho, quem comandou as primeiras expedições exploratórias na colônia, ao lado de Américo Vespúcio, instalou provisoriamente…
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